terça-feira, julho 24, 2007

A Ópera Bajazet de A. Vivaldi - 1735




A ópera Bajazet que Fabio Biondi dirigiu em versão de concerto, é uma das mais interessantes descobertas da produção de Vivaldi dos últimos anos, tendo sido objeto de um interpretação vibrante pela orquestra Europa Galante e por um apreciável conjunto de solistas.
Estreada em Verona em 1735, é um excelente exemplo de que o recurso as fórmulas de sucesso da indústria operática setecentista e à técnica do pasticcio (reciclagem de música de outros compositores e também do próprio Vivaldi) não são impedimento para a criação de uma obra dramaticamente consistente e musicalmente admirável.
Vivaldi reservou a sua própria música a Bajazet e aos seus partidários (símbolo de um mundo antigo que acaba) e atribuiu a facção do sanguinário Tamerlano árias de compositores napolitanos (Giacomelli, Hasse, Broschi) que começavam a destronar o antigo estilo operático veneziano, construindo assim uma dramaturgia com um pertinente e irônico simbolismo.
Biondi realizou em 2005 uma gravação de Bajazet que alcançou enorme sucesso e que contou com várias estrelas do canto barroco e não só (Ildebrando d'Arcangelo, David Daniels, Patrizia Ciofi, Vivica Genaux, Marijana Mijanovic, Elina Garanca).
Aqui no Archive Baroque, estão alguns trechos, em vídeos, das gravações realizadas em estúdio pela Europa Galante citada acima.
Considero imperdível, sobretudo, a participação de Elina Garanca com sua voz potente, bela e inesquecível aliada a sua beleza exuberante.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial